Páginas

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Estudando: O Livro de Daniel – Cap.1

Para as minhas leituras diárias decidi dar espaço ao estudo de um livro em especial. O Livro de Daniel, escrito pelo mesmo, e na data prox. de 530 a.C. O público da época era o povo de Deus no exílio, a fim de lembra-lo do governo absoluto e triunfante de Deus, sem levar em conta as incertezas que poderiam sobrevir aos acontecimentos no mundo.
“A Mensagem clara por trás da fornalha ardente e da cova dos leões em Daniel é que Deus é Maior que Qualquer Circunstância que Enfrentamos.”
(Stormie Omartian – A Bíblia da Mulher que Ora)
Sugiro que antes de tudo Você leia o cap. 1 (o qual será tratado nesse post) e para maior entendimento e despertamento, vá marcando os versículos que mais lhe chamarem atenção ;)inspiration-4a9de699a546d3b0beaa31ff2a7023c3_h_large Como Versículos base, separei os seguintes: 4,8,17,19 e 20
Bem, com o versículo 4 é fácil notarmos seis características que fizeram com que Daniel (juntamente com Ananias, Misael, Mesaque e Azarias) fossem escolhidos, separados. jovens em quem não houvesse defeito algum, de bela aparência, dotados de sabedoria, inteligência e instrução, e que tivessem capacidade …”. Vemos que tais jovens foram marcados pela sua forma de viver, de proceder.
O versículo 8 deixa bem marcado a forma como Daniel decidiu guiar-se sem se contaminar. Daniel, porém, propôs no seu coração não se contaminar”. Com esses dois versículos já podemos nos perguntar, ‘E Nós?’, Qual é o Nosso modo de Viver, de Proceder?, Será que estamos preferindo nos contaminar? Nos inflamar com a maldade do pecado?
Talvez pareça ser um tanto difícil tomar tal decisão de não nos contaminar e nos separar, tomando assim uma nova e melhor forma de agir. Mas no versículo 17 vemos que nada foi em vão para Daniel e seus amigos “Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e em toda a sabedoria; e Daniel era entendido em todas as visões e todos os sonhos.”. Toda ação gera uma reação, correto? e a ação de Deus sempre vem! Seja ela para nos corrigir ou nos confortar. E com certeza ela veio para o conforto e força destes jovens que talvez estavam passando por poucas e boas, mas mesmo assim resolveram seguir firmemente tal propósito. Inclusive “…entre todos eles (os outros jovens) não foram achados outros tais como Daniel, Ananias, Misael e Azarias… E em toda matéria de sabedoria e discernimento, a respeito da qual lhes perguntou o rei, este os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em todo o seu reino.” (Versículos 19 e 20)
A escolha tomada por esses jovens com certeza nos desperta. Refletindo nesses versículos gosto de pensar na segurança que podemos encontrar em Deus, no auxílio que podemos obter nele e melhor ainda é sabermos que ele sempre nos atenderá. Talvez o que falta a nós hoje é essa bravura de decidirmos firmemente como seguir com nossas vidas. Ali eles estavam rodeados por inúmeros outros jovens, e cada um com um pensamento, uma teoria de vida, uma convicção, e hoje nada é diferente conosco. Mas depende somente de nós tomarmos a decisão e esperar sempre confiados no Amor de nosso Deus. Pois dentre todos Ele é o único que não nos abandona e que estará sempre pronto a nos ouvir, corrigir se necessário, e nos ajudar.4553_107636806421_705811421_3054076_5054724_n_128182283_large…Até porque um dia ele decidiu nos escolher, será que vamos ser capazes de fazer tal desfeita?
“Jovens, eu lhes escrevi, porque vocês são fortes, e em vocês a Palavra de Deus permanece e vocês venceram o Maligno.”
(João 2:14)
Na Próxima Sexta daremos continuidade, e assim por diante ;)
Abraços e fiquem com Deus.

Nenhum comentário: